Liebe, Leben, Leidenschaft
22nd July 2017
BATATAS RÖSTI
BATATAS RÖSTI
10th August 2017
SAIBA COMO TRATAR  DORES NO CORPO

 

SAIBA COMO TRATAR  DORES NO CORPO

VIVER SEM DORES

 

O tema “Saiba como tratar dores no corpo” é um tema muito importante atualmente com a nossa vida agitada e repleta de estresses.

É um mundo exigente este se ambicionamos viver sem dores ou com o mínimo delas. Exigente porque teremos umas tarefas a cumprir para com nós mesmos…  De graça não vem nada, do nada vem nada. É uma conquista pessoal que quer ser entendida, aprendida, constantemente praticada e corrigida. Uma tarefa para a vida inteira.

Mas a boa notícia é que podemos fazer a nossa parte e esperar consideráveis resultados positivos.

Eu simplesmente estou convicta de que é possível viver sem dores, de que o Universo nos proporciona os meios para que isto aconteça.

Esta convicção está para todas as pessoas que não sofrem de distúrbios mentais e nem padecem de doenças ou deformações congênitas. Esta é uma missão e conquista pessoal, não pode ser transferida. Para a deficiência mental e deformações corporais de nascença, pouco é possível se arranjar, uma vez que a estrutura já se encontra comprometida. O mesmo para o doente em estagio avançado ou terminal, pouco é possível ser feito, a não ser um trabalho interior de harmonização e medicina paliativa. Entretanto, quem sofre de alguma limitação física, como eu, a visual, desde que a mente esteja bem, é possível “re-configurar-se” para usufruir de um maior conforto físico. E isto de acordo com a capacidade de cada um.

A pessoa que está consciente de sua natureza singular, apta de pensar e racionar com lucidez, está convidada a tentar este experimento. Não custa nada e pode sim trazer resultado atenuadores ou eliminar completamente incômodos físicos que nos infelicitam.

 

POR QUE SENTIMOS DORES?

São muitas as causas de sentirmos dores e de estarmos doentes:

1-Causas físicas:

Mau jeito de algum movimento mal realizado, pequenos acidentes pela falta de concentração e descuido, causando incidentes desnecessários. Existem, naturalmente, os graves acidentes de toda ordem com sequelas. Além de atitudes irresponsáveis que também nos afetam, talvez, para uma vida inteira.

2-Causas psicológicas:

Sentimentos de culpa, insatisfação, amargura, raiva e estresse provocam dores no corpo e criam doenças. Por quê? Tais emoções negativas envenenam o organismo com a produção do hormônio do estresse que adoecem e causam rigidez aos membros e juntas, problemas ao coração, intestino, estomago e fígado etc. A lista é grande.

Trabalhar em algo que não nos realiza, quando a segunda-feira parece um monstro, pois o trabalho é uma tortura. Desta feita, notamos um aumento significativo nos acessos de dor de cabeça, gripes, depressão, cansaço crônico, estado de estresse emocional e dores generalizadas pelo corpo. Tais problemas impossibilitam o trabalhador. E, como consequência, causando milhões em prejuízos todos os anos devido às faltas ao trabalho, em decorrência aos constantes problemas de saúde.

 

O QUE SIGNIFICA O SINAL DA DOR?

Alerta de que algo não vai bem. Assim simples é a resposta.

A dor, a doença é uma causa da qual a pessoa atingida se encontra em desequilíbrio energético e vem envenenando o corpo. A sua psique bloqueia o livre fluir das energias que fomentam a saúde.

Em período de vivencia de grande agitação física e emocional, ansiedade e preocupações, faz com que o cortisol adrenalina e a noradrenalina sejam despejados no corpo pela glândula suprarrenal. Isto faz com que o coração bata mais rápido, mais açúcar seja bombeado no sangue, a insulina decresce, obrigando o coração trabalhar com mais intensidade pelo estreitamento dos vasos sanguíneos. Este estado de tensão corporal não é prejudicial quando se manifesta por um curto período de tempo e de forma controlada, como ter levado um susto, praticar um esporte intenso ou fugir de um perigo eminente. O problema está quando uma pessoa vive constantemente sob o estigma do estresse e o resultado é previsível: Dores, doenças, a destruição do corpo levando a morte.

 

O QUE FAZER?

Isto vai depender diretamente do que se está passando e qual o grau de aceitação desta teoria de autocura. Tudo tem haver com receptividade.

Um acidente ou uma doença necessita de medicamento, terapia, cirurgia, acompanhamento médico ou fisioterápico. Não há discussão aqui quanto ao que fazer.

Qualquer problema agudo deve ser tratado de forma tradicional ou alternativa. De fato necessita ser tratado a fim de que não se agrave.

Problemas que se tornaram crônicos deveriam, antes de tudo, nos levar a uma reflexão profunda e sincera do porque eles surgiram e se “recusam” nos deixar em paz. O psicossomatismo nos fornece muitas explicações da razão deste ou daquele problema que nos afeta. (No final deste artigo há um link sobre o significado das doenças. Você poderá conferir, se desejar).

Toda dor ou doença é criada por nossa mente, devido ao nosso estado emocional, nossa postura diante da vida. Nós nos adoecemos. Somos o resultado daquilo que cremos ser a verdade para a nossa vida. Outras verdades, outros resultados.

Existem pessoas que, apesar de estarem sujeitas a um ambiente nocivo, apesar de ser esperado que determinada doença seja herdada, acabam por não ocorrer. Outros sobrevivem praticamente ilesos a acidentes ou doenças terríveis. Nada obedece a uma única lei fatalista.

Depende de nossa configuração mental de como vimos e entendemos as coisas e circunstancias que nos acometem e nos afetam.

Muitos de nossos sofrimentos são causados diretamente por nós, devido a negligencia:

Se comermos doces e não escovamos os dentes, teremos desde caries, dor ou a perda do dente.

Se dirigirmos em alta velocidade, poderemos sofrer um grave acidente, fazendo que tenhamos, por exemplo, uma perna amputada.

Pode ser que um estranho enlouquecido nos atinja frontalmente em nosso veículo e nos cause graves sequelas. Isto ocorre por que nós nos encontramos há tempos em um estado de desarmonia em nossa crença existencial: nos pensamentos destrutivos, com o estresse fora de controle, insatisfações ou raiva que, faz ferver a nossa cabeça etc. Neste caso, nós a “vítima inocente” da colisão, se encontra em desarmonia crônica que acaba por atrair seu semelhante: a colisão com outra pessoa também desarmonizada.

Por exemplo, o caso de um obeso. Provavelmente existe um déficit de autoestima, carência amorosa, medo de perdas. Quando encontra alguém que lhe dê atenção emocional, o obeso se apegará  fortemente a esta pessoa. Acredita que ninguém poderá lhe amar de verdade devido a sua aparência. Procura agarrar-se a quem lhe dê atenção. A obesidade prejudica suas juntas, o coração e a clareza do pensamento, limitando a boa disposição. Como consequência, o desconforto físico, em decorrência ao peso excessivo, as dores estão programadas.

 

Quero compartilhar minha experiência pessoal para que esta temática possa ser compreendida:

1- Eu sofria de um problema de halitose.

MÉTODO DE CURA –  com o consumo do gengibre,  controle da raiva e frustração. Estou há anos livre deste problema.

SAIBA COMO TRATAR  DORES NO CORPO

2- Uma tosse nervosa crônica torturante há uma década.

MÉTODO DE CURA – com a prática regular do BA DUAN JIN.  Este exercício, praticado por mim diariamente,  também fortaleceu de forma notória os meus joelhos e estabilizando-os. Tonificou as pernas e glúteos. Não pode ser ruim isto, não é mesmo? E veja o artigo ACUPUNTURA.

Este chi kung me ajudou a recuperar meu sistema respiratório, minhas pernas e joelhos se fortaleceram. Quem se disciplinar e praticar esta técnica regularmente, certamente recolherá inúmeros benefícios.

3- Metade de minha vida foi caracterizada pela insegurança, medo do novo e do futuro. Isto atingiu e sensibilizou o meu nervo ciático. Um dia, antes de adormecer, tive uma inspiração “do outro lado”. Sussurrou: ”Nunca mais diga que tem medo!”

MÉTODO DE CURA – Com novo foco de entendimento. Trabalho consciente em vencer a praga do  medo. Assim me foi possível controlar a situação. Aos poucos está melhorando e me deixando bem mais feliz.

Nota – Aliás, pratico uma rotina diária de alongamento e exercícios gerais para fortalecer o corpo.

4- Eu costumava fazer jogging. Entretanto, depois de um ano, o joelho começou apresentar problemas o que me impossibilitou continuar esta atividade.

MÉTODO DE CURA – Fortalecimento muscular das pernas e joelhos. Substituir o jogging por patins, que é uma atividade prazerosa, livre de impacto. Muitas vezes temos que aprender fazer novas escolhas, fazer substituições. Teimosia só nos faz sofrer.

5- Outro exemplo: Eu gosto muito do projeto deste Blog. Eu me realizo escrevendo artigos dos quais podem ser úteis de alguma maneira aos meus leitores. Pois é, meu marido é 31 anos mais velho que eu. Ele deseja que eu gaste muito tempo com ele, mas eu também almejo escrever com certa regularidade. Não vejo benefícios em me anular. Sou bastante ocupada, tenho muito outras coisas por fazer e necessito desta forma, de vários dias para escrever um artigo. Assim, escrever com determinada regularidade é importante. Além de que tenho os projetos de meus romances a dar continuidade…

MÉTODO DE CURA – O desafio é saber conciliar e manter a tranquilidade interior. Se eu permanecer estacionada no modo de revolta e ansiedade, viver na frustração, ficar com zanga etc. porque eu não tenho o tempo que eu gostaria de investir em meu projeto como gostaria, eu sentirei as consequências físicas e psíquicas desta revolta. Em poucos dias, às vezes, até horas, sinto quando começam as dificuldades nos joelhos e dor no ombro direito. Se eu me acalmo, e isto não é só exteriormente para agradar meu marido, mas internamente para que seja sincero e surja o efeito desejado: combate da dor. Quanto ao ombro, pratico um completo alongamento para braços e ombros além de exercícios com peso a fim de fortalecer a musculatura protegendo as articulações

 

SAIBA COMO TRATAR AS DORES NO CORPO

 Como viver sem dores ou, pelo menos, reduzi-las? 

1- Existem leis naturais que necessitam ser respeitados:

A- A manutenção de uma postura correta ao sentar caminhar etc. A falta de uma postura adequada, nos causará problemas, tais como desalinhamento no esqueleto dos quais problemas físicos se instalarão, provocando desconforto e dor corporal.

Aqui uma observação importante. Se nos sentimos cansados ou desanimados, provavelmente a nossa postura corporal está relaxada e totalmente errada. Se nos corrigirmos, ombros para traz, peito para fora, barriga para dentro, um pequeno milagre instantâneo irá ocorrer: a disposição melhora, a mente raciocina com clareza, a autoestima fica fortalecida. Portanto, trabalhe conscientemente para manter a sua postura corporal correta, os benefícios são perceptíveis.

B- É importante um trabalho regular de alongamento e exercícios que fortaleçam a musculatura. Falta de flexibilidade provoca sofrimento e, juntas desprotegidas por uma musculatura fraca são acometidas por dores importantes.

C- Praticar esporte com moderação sem ser fanático, uma vez que isto também causará problemas físicos a médio ou longo prazo. Evitar tais esportes que causem lesões, que exigem muito do organismo. Esportes extremos praticados regularmente como maratonas, triatlo, ironman, Comrades corridas de extremos, não trazem outros benefícios que preencher o ego carente por recompensas, desrespeitando o próprio corpo tratado como uma máquina.  Mas é somente uma questão de tempo que o recibo será passado: Dores!

D- Trabalhar a concentração para evitar a todo custo acidentes desnecessários, quer seja no cotidiano como no esporte. Prevenir é a palavra chave.SAIBA COMO TRATAR  DORES NO CORPO

E- Consumir alimentos que auxiliam o combate de infecções como cúrcuma e gengibre. Se você não toma magnésio (cloreto de magnésio), pois deveria passar a fazê-lo regularmente. A carência de magnésio é responsável pela origem de dores, cansaço além da falta de flexibilidade muscular. Confira em SAÚDE PELA NATUREZA.

 

2- Existem leis espirituais que precisam ser consideradas e fomentadas:

A- Fazer atividades que trazem satisfação, isto engloba a profissão, atividades físicas e hobby. Se isto não acontece, é necessário transformar a forma de pensar ou efetuar alterações. Dores, frustrações e estresse constante não é uma boa opção para a vida. Lembre-se: Alterações só ocorrem com alterações. – Recorde-se de que a auto-realização é um medicamento mais que poderoso!

B- Trabalhar conscientemente controlando as emoções. Emoções fora de controle é um desastre total. Emoções negativas fazem que nós sigamos com um corpo contraído, que nos erigisse e nos envenena. Assim, um corpo que nos infelicita.

C- Tratar corretamente o efeito de uma dor, mas descobrir também a origem, avaliar e tratar. Depois disto, procurar fazer as coisas de outra maneira e de forma correta a fim de evitar a instalação crônica da dor. Entretanto, não dar muita importância a ela. “O visitante que não recebe atenção vai embora!” Não focar a atenção na dor uma vez que ela se potencializará em nossa consciência. A mente se acostumará em sensibilizar o local atingido. Fazer o que deve ser feito para tratar e, relaxar. Concentrar-se na dor só piorará a situação.

D- Praticar a “leveza do Ser”. Isto significa não levar as coisas tão a serio, estar mais tranquilo. Isto não significa ter falta de responsabilidade ou empurrar obrigações ou decisões para o “dia de são nunca“ em nome da “calmaria”. A falta dela nos trará maiores problemas futuros, estresse e as conhecidas dores corporais, como consequência. Entender que se formos prevenidos e organizados tudo se ajeitará.

“A força reside na tranquilidade”. Sempre haverá uma solução para as adversidades quando nos harmonizamos. Tudo flui naturalmente.

E- Pratique meditação regularmente. Os benefícios são imensos, principalmente, acalmar, clareza de pensamentos, controle do estresse.

 

Repense de como vem conduzindo a sua vida e trabalhe com afinco, no projeto de se auto aprimorar, repensar suas conduta de diante da vida e suas crenças pessoais. Isto vale a pena, uma vez que o resultado será mais paz interior, mais fluidez existencial e mais saúde.

 

SAIBA COMO TRATAR  DORES NO CORPO – Veja o vídeo a seguir com outras dicas.

 

E se você gostou de nosso site e de nossos artigos, ficaremos felizes com um comentário seu ou com um clique no like. Acrescente nosso BLOG em seus favoritos. Novos artigos postados periodicamente. Contato com S.Fair:  s.fair@livrosideiaslivres.com

 

SAIBA COMO TRATAR AS DORES NO CORPO

ISTO PODERÁ LHE INTERESSAR:

-LINK INTERNO – SAÚDE PELA NATUREZA

-LINK EXTERNO –Hormonios do estresse que adoecem – 

Doenças e significado 

Leave a Reply

Your email address will not be published.