4 DICAS PARA APRENDER DIZER "NÃO".
4 DICAS PARA APRENDER DIZER “NÃO”.
18th March 2018
EU ADOTEI UM FILHOTE DE CACHORRO.
EU ADOTEI UM FILHOTE DE CCHORRO.
18th April 2018
 

ÓLEOS SAUDÁVEIS PARA COZINHAR.

Mude a sua maneira de pensar.

 

É interessante observar o que as pessoas colocam em seu carrinho de compras num supermercado. Aqui vamos tratar sobre ÓLEOS SAUDÁVEIS PARA COZINHAR.

Isto mesmo. São poucos que se preocupam em repensar este quesito uma vez que as gôndolas dos mercados estão repletas de possibilidades…

Ainda se costuma usar com muita frequência os ditos óleos refinados na cozinha. Não quero entrar no mérito de explicações detalhadas e científicas a respeito, mas somente me ater aos fatos básicos e práticos.

Girassol, soja, uva, milho etc. são todos produtos maravilhosos que a natureza nos fornece. Entretanto, quando a indústria resolveu fazer destes produtos naturais  óleo para cozinhar e, para que sejam produzido em massa, que se conservem por tempo prolongado nas prateleiras do supermercado e na casa do consumidor, foi misturados solventes, alta concentração de Omega 6, uma boa parte deles é constituído de cereais transgênicos (modificados em laboratório). Passam pela dita “hidrogenação” (acréscimo de hidrogênio) onde as moléculas da gordura vegetal acabam sendo transformadas (o óleo é aquecido para que se conserve). Estes produtos industrializados são altamente tóxicos e, com o seu uso regular, um forte agente causador de câncer.

ÓLEOS SAUDÁVEIS PARA COZINHAR.

 

Além do mais, estes óleos são facilmente degradáveis em altas temperaturas não sendo aconselháveis para frituras. Óleo vegetal que deteriora em função das altas temperaturas é um clara toxina e, igualmente, causador de câncer.

O brasileiro pensa que o óleo de canola  (“canola” não é uma planta, mas uma sigla canadense) seja um produto seguro e saudável. Ledo engano.

O intuito deste artigo é estimular os meus leitores queridos a substituir estas porcarias nocivas e nunca mais usá-los. Para tanto, sugerimos algumas alternativas certeiras e bem mais saudáveis.

Recordo-me de certa vez em que fui a um restaurante e gostei muito da carne servida. Pedi para falar com a cozinheira. Perguntei qual era a sua receita para fazer um entrecorte tão maravilhoso. Ela respondeu: “Uso óleo de girassol, quando estiver bem quente, isto é, quando estiver saindo fumaça, eu coloco a carne. Assim que eu faço as minhas carnes aqui! Este é o meu segredo. Lembre-se de que o óleo deve estar bem quente!”

Primeiro- Óleo de girassol é um daqueles óleos refinados nada indicados como saudáveis,

Segundo – Estes óleos refinados se oxidam facilmente em altas temperaturas,

Terceiro- Quando o óleo está soltando fumaça, já oxidou e virou uma sopa venenosa que deveria ser imediatamente descartada.

Por aí se percebe quando desinformação que existe em nosso meio em relação a este assunto.

Então vamos aos óleos saudáveis e verdadeiramente apropriados para entrar em nossa cozinha.

 

GHEE – ÓLEO DE ORIGEM ANIMAL

ÓLEOS SAUDÁVEIS PARA COZINHAR.

Para quem não é vegano, a melhor opção é a ghee ou a manteiga clarificada.

A ghee vem sendo usada de maneira efetiva na Índia tanto para culinária como dentro da medicina ayurvedica, há mais de três mil anos, segundo registros.

Veja no link   para saber como fazer este produto em casa.

Com o processo de retirada de impurezas e a eliminação total da água, teremos 100% de pura gordura. Pode ser mantida fora da geladeira que não se tornará rançosa, se for feita da maneira correta. Ela é perfeitamente indicada para frituras, uma vez que tem grande tolerância às altas temperaturas. Significa que não oxida tão facilmente tornando-a numa gordura saudável para ser consumida, além de ter inúmeros benefícios para a saúde

Poderá usar para salteados, fazer bolos e biscoitos, untar o seu pão. O aroma e a textura são simplesmente sensacionais.

Deve ser usada com moderação por aqueles que intencionam perder alguns quilinhos.

 

ÓLEO DE COCO – ÓLEO DE ORIGEM VEGETAL

ÓLEOS SAUDÁVEIS PARA COZINHAR.

Esta é uma excelente opção aos adeptos veganos. Produto 100% vegetal, resistente às altas temperaturas, somente perdendo para a ghee.

Ele traz consigo um forte aroma de coco nas frituras e salteados proporcionando um sabor todo particular. O que para uns agrada e para outros pode ser um tanto enjoativo…

Além de ser ótimo para ser usada na culinária em geral, também é altamente benéfico para ser usado para hidratar os cabelos  a pele das mãos e do rosto, uma vez por semana.

Conheça os benefícios do óleo de coco.

 

GORDURA DE PORCO – GORDURA DE ORIGEM ANIMAL

ÓLEOS SAUDÁVEIS PARA COZINHAR.

Esta também, como a ghee, tem sido um produto usado com eficiência desde a antiguidade. Esta gordura foi demonizada nos últimos anos e está sendo reabilitada novamente. A banha de porco causa menos danos que os ditos óleos vegetais refinados. Também indicado para frituras por suportar bem as altas temperaturas. Como a ghee, deve ser consumida com moderação, por possuir um alto teor de gordura saturada, também favorecendo ganhos de quilos extras. E, como consequência, com o tempo de uso desmedido, a obstrução das artérias.

Aos protetores dos direitos dos animais, a vantagem da ghee é que não necessita que o animal seja abatido, ao contrario o que acontece nesta categoria de gordura onde o porco perde a sua vida.

 

AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM – ÓLEO DE ORIGEM VEGETAL

ÓLEOS SAUDÁVEIS PARA COZINHAR.

Isto significa o óleo obtido com a primeira prensagem mecânica das frutinhas. E este ouro verde necessita de proteção contra oxidação por ser muito sensível à luz. Por isso, azeite de oliva extra virgem deve ser somente comprado em garrafas de vidro e em tonalidade escuras. Os que vêm em plástico, infelizmente, provêm do resto que se obtém das olivas prensadas, além de sofrerem acréscimo de aditivos, aromatizantes estabilizantes etc. Os óleos que se apresentam em latas devem igualmente ser evitadas devido aos resíduos que provem do metal que contamina o produto final, prejudicando a saúde.

O azeite de oliva deve ser usado para temperar saladas, fazer salteados. Todos os usos culinários que se restringem a baixas temperaturas. Nada de frituras.

Este é um óleo extremamente benéfico à saúde por ser rico em Omega 3.

 

Muita de nossa alimentação poderá ser feita sem o uso constante de óleos. Cozer no vapor verdura legumes e peixes é uma ótima alternativa.

Mude a sua maneira de pensar e tente algo novo. A saúde sua e da família agradecerá pelo seu esforço e dedicação e amor.

 

 

E se você gostou de nosso site e de nossos artigos, ficaremos felizes com um comentário seu. Acrescente nosso BLOG em seus favoritos. Novos artigos postados periodicamente. Contato com S.Fair:  s.fair@livrosideiaslivres.com

 

 ÓLEOS SAUDÁVEIS PARA COZINHAR.

ISTO PODERÁ LHE INTERESSAR:

-LINK INTERNO – SAÚDE PELA NATUREZA 

-LINK EXTERNO –ÓLEOS DE FRITURA 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *