DEPRESSION, VERZWEIFLUNG, SELBSTMORD
DEPRESSION, VERZWEIFLUNG, SELBSTMORD
5th October 2017
ESPECIALIDADE DA ÁUSTRIA – KEISERSCHMARRN
ESPECIALIDADE DA ÁUSTRIA – KEISERSCHMARRN
31st October 2017

 

INDECISÃO. COMO TOMAR UMA DECISÃO.

 

Nossa vida, nossa caminhada aqui na Terra é impregnada por dilemas, indefinições e desafios: INDECISÃO. COMO TOMAR UMA DECISÃO, esta é a questão!

 

Muita gente não se dá conta que, devido à dificuldade ou displicência em tomar decisões, de como a sua vida é diretamente afetada.

A cada minuto somos confrontados a tomar alguma pequena decisão, quer seja ir para a esquerda ou direita, dormir ou acordar, parar ou continuar, olhar ou não olhar, comer mais ou não, sair ou ficar em casa, escolhas…

Isto ilustra o quanto somos constantemente “pressionados” para fazer uso de nosso livre arbítrio, isto é, a nossa liberdade inerente de eleger.

A tomada de alguma decisão quer seja ela pequena e irrelevante a uma importante e impactante deliberação, sempre estará vinculada ao poder de fazer com que as coisas se modifiquem e tome um novo rumo, uma nova dimensão.

Mesmo a decisão não tomada ou postergada, tem o poder de criar consequências. É uma questão de queda de reações e implicações. Causa e efeito.

Mesmo que decidamos a não fazer nada. Empurrar uma decisão para algum lugar no futuro fará com que nós recolhemos o resultado direto de uma decisão não tomada.

Existe um número inconcebível de pessoas que não sabem ou não querem tomar decisões. Ficam aliviados quando outros tomam a decisão por si.

Temos que ter consciência que todo o ser humano deve se treinar em tomar decisões e, assumir as consequências de uma decisão tomada ou não. Ou até mesmo de uma decisão mal feita. Assim é a vida.

 

INDECISÃO

Começa em não saber que sabor de sorvete escolher, que roupa vestir, o que comprar,  organizar o seu dia, de iniciar um programa de atividade física, de como mudar a sua vida…

Elas são tomadas pelo medo absoluto de falhar, de fazer uma escolha desacertada, de serem ridicularizadas ou não receber apoio emocional.

INDECISÃO. COMO TOMAR UMA DECISÃO

Para quem é tomado pelo espírito indeciso deveria ter em claro que, qualquer pessoa deste mundo, ao ser confrontado a se decidir, está correndo algum risco. Sempre existirá a possibilidade de algo sair errado ou não como o planejado.

Esconder ou se omitir em tomar decisões é um desastre anunciado para a própria pessoa afetada que não se decide ou não se anima a se decidir, devido ao medo. Prefere ficar paralisada, por acreditar que permanecer em sua zona de conforto é mais seguro.

É natural que tendemos a gostar deste maravilhoso sentimento de se sentir protegido e confortável. Mas, se a nossa máxima for sempre se decidir em se perpetuar numa zona de conforto, também não alcançaremos nada em nossa existência. E lamentar também não trará os resultados que desejamos…

Estas pessoas estão perdendo grandes oportunidades em experimentar a maturidade pessoal,  de saber correr risco e assumir as consequências. Sem crescimento pessoal não há progresso.

Tudo, nesta Terra, é cercado de consequências, como já mencionamos acima. Não há como fugir deste fato.

Inicie se treinando com pequenas coisas: Entre uma colherada a mais ou a menos de comida, de usar esta ou aquela calça jeans ou vestido, escolher um novo corte de cabelo e não pedir à cabeleireira que o faça por você. Seja determinado e escolha você mesmo. Se o corte não ficou bom, da próxima vez você saberá o que fica bem para a sua pessoa. Saiba aprender com seus erros. Isto é lógico e atinge a todos nós, nesta escola mundial. Pare de pedir uma opinião para tudo aos outros. Isto é uma mania horrível.

INDECISÃO. COMO TOMAR UMA DECISÃO

Pense, reflita, imagine-se neste ou naquela situação e tome a sua resolução. As consequências de casos cotidianos e triviais não serão tão ruins que não se possa resolver. Por tanto, não tema.

Escolher ficar sobre o muro, não saber se pula para esquerda ou para direita. Ficar sentado entre duas cadeiras porque deseja segurar tudo ao mesmo tempo, por não se atrever a soltar algo, não terminará bem. Também isto não é uma boa opção. Acabará acontecendo que você poderá perder tudo ou ficando com a pior opção, por não saber se decidir e escolher entre as possibilidades.

 

TOMANDO UMA DECISÃO

Quando estamos na eminência de ter que tomar uma decisão, quando nos sentimos num caminho que se bifurca… E por não saber exatamente onde a viagem irá terminar. É bem natural que indecisão, receio ou até o pânico venha nos visitar. Isto, de nenhuma forma é um sinal de fraqueza.

INDECISÃO. COMO TOMAR UMA DECISÃO

Isto quer sinalizar que a situação é seria, que temos uma responsabilidade em nossas mãos para conosco ou para com outras pessoas.

Tomar uma decisão deve ser acompanhado pelo uso da inteligência e do bom senso.

Sempre aconselho fazer uma lista de pró e contras. Liste tudo, mesmo que pareçam serem coisas insignificantes, mas que, no final das contas, podem fazer uma grande diferença. A lista maior nos dará a dica de qual será a melhor escolha a ser feita.

Se não tiver muito conhecimento, não tenha dúvidas em buscar orientação de um profissional ou de alguém que tenha maiores experiência. Não tome uma resolução, se não tiver em condições de avaliar os fatos, para não correr riscos desnecessários. Se informe, pesquise e vá atrás de se estruturar. Depois não vale gritar dizendo “que eu não sabia…”

Entretanto, jamais busque uma opinião de gente que é pessimista, covarde e indecisa. Seus conselhos serão os piores possíveis e não lhe ajudarão. Mesmo que se trate de um familiar querido ou de seu melhor amigo. Eles farão com que você se amedronte e se sinta inseguro, temendo tomar um grande passo que, poderá mudar a sua vida por completo.

Jamais deixe que alguém lhe pressione a tomar uma decisão rapidamente. Situações complicadas e importantes necessitam tempo de amadurecimento, isto é, reflexão estudo e preparo. Mas isto não significa empurrar para toda uma eternidade. O dia da tomada da decisão deverá ocorrer. Não se abstenha. Prepare-se e decida-se.

Atenção redobrada para quem lhe forçar pondo-lhe sobpressão de tempo, do tipo: “Assine isto agora mesmo, pois amanhã pode ser tarde ou eu poderei vender isto à outra pessoa. É a sua última oportunidade!” Este tipo de conversa. Ou você ganha tempo para se inteirar melhor do assunto ou desista, pois este alguém deseja armar-lhe uma cilada, tirando proveito próprio, e não se importando, caso você venha a ter prejuízos consideráveis ou dívidas que lhe possam arruinar de maneira comprometedora.  Leve os documentos para casa e consulte um advogado. Seja inteligente e sábio. Ser descuidado e afoito já causou muitos problemas e perdas horripilantes às pessoas despreparadas.

Se, depois de ter finalmente tomado uma decisão, assuma as consequências, se as coisas não funcionaram. É sinal de maturidade assumir os resultados e não por a culpa nos outros. Veja como fazer mudanças de curso, buscar ajuda. Não desista de seus objetivos e trabalhe para realizar seus sonhos. Muitos sonhos só se realizam depois de alguns bons obstáculos e frustrações ocorridos. Tenha um espírito heroico e aprenda com os seus erros.

Se você nunca se decidir em fazer algo, tomar uma decisão que poderá fazer a diferença em sua vida, não poderá depois se lastimar que você não realizou ou conquistou nada. Não permita que o medo lhe paralise e bloqueie a sua vida.

Se você tem algum objetivo e deseja realizar algo, evite propagar aos outros e ficar pedindo opiniões. Se necessitar ajuda, procure pelas pessoas acertadas. Segure os planos e estratégias para você somente. Trabalhe para concretizar os seus sonhos sem vê-los destruídos pela cobiça, inveja e má vontade dos outros. Arregace a manga, busque cooperadores, se for o caso. Somente quando tudo estiver pronto, comunique que fará isto ou aquilo. Conserve a sua energia sem despejá-la com pessoas fracas.

Existem, entretanto, outras decisões que podemos também tomar em nossas vidas, o que implicaria em resultados construtivos, tais como:

Decidir-se em não discutir com o companheiro,

Decidir-se em cozinhar mais sua própria comida,

Decidir-se em praticar uma atividade física regular,

Decidir-se em controlar a eventual gula e combater o descontrole alimentar,

Decidir-se em iniciar a meditar diariamente,

Decidir-se a perdoar e abrir mão de guardar ressentimentos,

Decidir-se em investir em seu crescimento pessoal, quer seja fazer cursos, iniciar novos projetos, trabalhar em organização como voluntario. Ler mais, participar de palestras, participar de grupos de autoajuda etc.

Seja feliz e boas decisões!

INDECISÃO. COMO TOMAR UMA DECISÃO

Adendo:

Duvidas. Como me decidir?

 

Olá S.-Fair

Tenho acompanhado seu blog já desde o inicio. Pelo menos, naquela época não havia muitos posts e o blog tinha bem outra aparência. Gosto muito deste espaço e sou sua fã.

Mas agora eu queria perguntar algo:

Minha vida sempre foi sem novidades e agora, assim de repente, acontecem coisas muito rapidamente e eu preciso me decidir.

Estou com 31 anos, sempre trabalhei como cozinheira em restaurante aqui em São Paulo. Uma conhecida me convidou para entrar com ela em sociedade e a gente abrir o nosso próprio restaurante.

Também surgiu uma oportunidade para ir a Portugal e trabalhar num hotelzinho em Lisboa mesmo.

E meu namorado (não moramos juntos ainda) não quer que faça uma coisa nem a outra. Quer que continue trabalhando no restaurante por que os outros planos são muito arriscados, diz ele. Gosto muito dele e não sei o que fazer. SOCORROOOOOOOOO!

Celina.

 

Querida Celina,

E assim, de repente, a vida também nos pede uma decisão e toda decisão, tomada ou não trazem conseqüências, um determinado resultado. E assim, no futuro podemos olhar para traz e sentir orgulho de nós ou se arrepender por não ter acreditado em nosso potencial e ousado/arriscado uma mudança de curso. Ter-nos dado uma chance para tentar. E neste “tentar/chance” muita coisa poderia ter nos acontecido…

Quando somos confrontados a tomar decisões deveríamos fazer uma lista de prós e contras.  Cada uma delas traz embutido em si, conseqüências e resultados.

Faça uma lista específica das vantagens e desvantagens para os três casos:

-Abrir o teu próprio restaurante,

-Ir para Europa e trabalhar num hotel,

-Ficar com o namorado e continuar fazendo o que já está fazendo por muitos anos.

Terá que se decidir o que é mais importante.

Não podemos ter tudo de uma vez. Descubra em seu coração o que é prioridade para ti neste momento da vida:

-É ser independente com o meu restaurante, pois eu tenho experiência,

-Ou  ir a Lisboa e trabalhar no hotel e ter novos conhecimentos e economizar algum dinheiro extra… Sabe se lá as oportunidades que poderão surgir por lá se eu for batalhadora…,

-Ou ficar em minha zona de conforto, com meu namorado, a minha vida e a rotina conhecida, sem correr riscos, mas também, sem tentar algo novo.

No final das contas é a Celina quem terá que se decidir. Lembra que se tu te decidires por não tentar nada de novo, permanecer naquilo que já vens fazendo, não poderás reclamar depois que o namorado é o culpado por que ele não te apoiou em teus planos. Tu és a única responsável pelo teu futuro, êxito e felicidade. Se ele não te apóia, coloca este item na tua lista dos  prós e contras e analisa o quanto isto é importante.

Ninguém pode te impedir de fazer algo. Tu deves saber o quanto tu estais disposta a ir e a tua experiência e condições.

Boa sorte e sabedoria,

S.Fair

 

 

E se você gostou de nosso site e de nossos artigos, ficaremos felizes com um comentário seu ou com um clique no like. Acrescente nosso BLOG em seus favoritos. Novos artigos postados periodicamente. Contato com S.Fair:  s.fair@livrosideiaslivres.com

INDECISÃO. COMO TOMAR UMA DECISÃO.

ISTO PODERÁ LHE INTERESSAR:

-LINK INTERNO – DEPRESSÃO, DESESPERO, SUICÍDIO

-LINK EXTERNO –18 situações diárias que são impossíveis para pessoas indecisas –

 

1
Leave a Reply

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
socked Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
socked
Guest

Apрreciation to my father who shared with me about
this blog, this blog is truly amazing.