ESPECIALIDADE DA ÁUSTRIA – KEISERSCHMARRN
ESPECIALIDADE DA ÁUSTRIA – KEISERSCHMARRN
31st October 2017
4 TIPPS ZUM MEDITIEREN
4 TIPPS ZUM MEDITIEREN
6th December 2017

 

EXERCÍCIOS PARA COMBATER CANSAÇO FÍSICO E MENTAL

EXERCÍCIOS DE ENERGIZAÇÃO

 

São inúmeras às vezes em que nos sentimos esgotados devido ao estresse e sobrecarregados com nossas atividades. Desta feita, quero apresentar uma maneira simples de superar total ou em parte esta sensação de fadiga. Conheça os EXERCÍCIOS PARA COMBATER CANSAÇO FÍSICO E MENTAL.

Em decorrência a nossa vida conduzida de maneira tumultuada e, oprimidos com uma agenda cada vez mais tirana, corremos o risco de sofrermos lesões, causar ou sofrer acidentes, justamente pela falta de concentração no aqui e agora, devido ao cansaço.

 

POR QUE NOSSO CORPO SE CANSA?

São inúmeras as razões:

A mais óbvia é o excesso de atividade corporal,

Pela falta de atividades física,

Por motivos de alguma doença,

Fadiga mental,

Cansaço devido à má alimentação,

Canseira em decorrência ao estresse emocional,

Devido a falta de harmonia emocional, tais como raiva, amargura, dificuldades de perdoar, o  desejo de vingança etc.,

Esgotamento pela ausência de meditação.

 

EXCESSO DE ATIVIDADE CORPORAL

Aqui a solução é simplesmente aprender a descansar. Quer seja por motivo de trabalho corporal ou a prática de esporte em exerço, é necessária introduzir o hábito de pausas. Isto pode ser de alguns minutos, entre uma atividade e outra ou até dias, conforme a situação. Sem pausas, sono adequado, estaremos fadados a prejudicar o nosso corpo com lesões desnecessárias. E sem saúde não será possível seguir corretamente adiante e realizar nossos objetivos pessoais ou missão terrena. Até motores e máquinas sofrem desgaste e estresse de materiais. Então vamos ao mecânico e trocamos as peças defeituosas. Mas nem sempre podemos ir ao médico e trocar as peças debilitadas por nossa falta de zelo corporal. Desta feita, necessitamos respeitar nosso corpo e suas limitações, introduzir descanso e ter o hábito de praticar alongamentos. Veja o artigo neste site sobre SAIBA COMO TRATAR AS DORES NO CORPO  

PELA FALTA DE ATIVIDADES FÍSICA

Também a falta de movimento corporal, a inatividade em virtude ao tempo escasso, ao comodismo e a falta de hábito em atender alguma atividade física, causam diversos problemas pela falta de oxigenação sanguínea, musculatura franca, depressão e pouca resistência ao esforço. O corpo perde a estrutura e o espírito se abate com a inação. A solução está em escolher alguma atividade regular que cause prazer como dançar, caminhar, pular corda, andar de patins, jogar peteca, nadar, tênis de mesa etc.

POR MOTIVOS DE ALGUMA DOENÇA

Se a pessoa normalmente se sentir bem e disposta, mas os sintomas de cansaço surgirem como uma causa súbita e desconhecida. A solução aqui é recorrer à ajuda especializada a fim de diagnosticar alguma possível causa de origem física e tratamentos oportunos. Existem pessoas que sofrem da “Síndrome do Cansaço Crônico” e, também para este caso, há como se decidir por tratamento terapêutico e ocupacional. Dê atenção ao seu corpo.

FADIGA MENTAL

Pensar muito sobre problemas, remoer constantemente as mesmas coisas, quem usa muito o cérebro em seu trabalho e não acha o seus afazeres exatamente uma lua de mel… Estas pessoas sofrem um esgotamento mental importante até o ponto em que a concentração começa a falhar. O resultado é encontrar-se na eminência de cometer erros ou tomar decisões equivocadas com graves consequências. A solução é a mudança de curso, trabalho interior a fim de controlar a atividade excessiva e desnecessária da mente que consome com as energias. E se o trabalho no escritório traz infelicidade, refletir na possibilidade de mudanças de atividade profissional. Não há mudanças na vida sem mudanças. Muitas vezes é necessário arriscar tomando novos rumos.

CANSAÇO DEVIDO À MÁ ALIMENTAÇÃO

Inúmeras pessoas não se alimentam, mas engolem qualquer coisa para encher o estômago ou acalmar a ansiedade. Esta atitude destrói as reservas de energia corporal, acabando com a resistência e atraindo doenças. Como consequência, a debilidade em geral. Aqui não tem outra solução a não ser, parar de consulmr porcarias e passar a criar um novo hábito alimentar saudável.

CANSAÇO EM DECORRÊNCIA AO ESTRESSE EMOCIONAL

Problemas familiares, sobrecarga no trabalho, frustrações pessoais são as causas. Aqui a solução é buscar ajuda profissional ou grupos de autoajuda para superar esta faze que exaure as forças do corpo e da alma.

DESARMONIA EMOCIONAL

Aqui não vai adiantar se rebelar argumentando que “mas emoções devem ser substituídos por bons sentimentos” é algo piegas e carola. Isto não irá mudar a verdade dos fatos de que amargura, revanchismo ou dificuldades em perdoar funcionam como um aspirador de nossas energias, corroendo a nossa saúde. Solução: Não importa o quão injusto algo se parece, o que conta é a maneira da qual gerenciamos os sentimentos para que eles não nos consumam. Sentimentos negativos incubados para com alguém devem ser transformados em positivos ou pelo menos, neutralizados.

AUSÊNCIA DE MEDITAÇÃO

A falta do hábito regular em meditar é a causa de muitos males. Insônia, dores no corpo, nervosismo, emoções desequilibradas, cansaço e depressão. Veja nos seguintes links, temas relacionados à meditação, neste site:

6 DIFICULDADES NA MEDITAÇÃO DO INICIANTE 

7 CONDIÇÕES PARA MEDITAR BEM  

4 DICAS PARA MEDITAR

 

EXERCÍCIOS PARA COMBATER CANSAÇO FÍSICO E MENTAL

EXERCÍCIOS DE ENERGIZAÇÃO

 

Estes exercícios foram baseados e reduzidos em sua quantidade nos poderosos ensinamentos do grande mestre indiano Paramahansa Yogananda. Estão aqui organizados e modificados para que os não iniciados possam se beneficiar usufruindo de seus resultados positivos também. Quem for movido por interesse de conhecer melhor e obter as maravilhosas lições que nos levam ao crescimento e libertação espiritual, poderá conferir nos links no final deste post.

EXERCÍCIOS PARA COMBATER CANSAÇO FÍSICO E MENTAL

Paramahansa Yogananda

 

O objetivo das técnicas oferecidas aqui são o de energizar e despertar a mente e o organismo.  Deixando-os aptos para enfrentarmos bem o nosso dia-a-dia. Energizando as partes do corpo, aumentando a disposição, a saúde e a concentração.

Recomenda-se praticá-lo logo de manhã ao despertar e ao final do dia, depois de todas as atividades. Ele ainda poderá ser praticado entre alguma atividade extenuante para relaxar a musculatura ou fornecer mais uma dose extra de energia física e mental.

 

Observação – Fazer todos os exercícios se concentrando nos movimentos e não colocar a ação no “piloto automático”. Somente se obterá os benefícios esperados mantendo o foco. A dispersão enfraquecerá o resultado final. Estar consciente do que se está fazendo.

Os exercícios são feitos em pé com os pés afastados na largura dos ombros. Todos são sempre iniciados pelo lado esquerdo, uma vez que a energia cósmica gira do lado esquerdo para o direito, vamos dizer assim.

 

EXERCÍCIOS DE ROTAÇÃO

Estes são destinados a “soltar ou amolecer” a rigidez do corpo tenso.

Os exercícios de rotação deverão ser realizados entre 3 a 5 vezes para cada lado, com movimentos suaves e completos.

 

Então vamos lá!

Antes de iniciar, respirar profundamente pelo nariz (oxigenar o cérebro), contar três segundos. Soltar o ar pela boca, contar 3 segundos sem ar nos pulmões. Fazer isto 3x.

Soltar as pernas e os braços com movimentos de “sacudi-los” suavemente.

1-Girar/Rotação pé esquerdo para os dois lados (3-5x sentido horário, 3-5x sentido anti-horário)

2- Rotação pé direito para os dois sentidos

3- Rotação perna esquerda para os dois sentidos

4- Rotação perna direita para os dois sentidos

5- Com as mãos na cintura, girar quadril para os dois sentidos

6- Com as mãos na cintura, girar o tronco para os dois sentidos

7- Com as mãos na cintura, inclinar o tronco para a lateral, alternando os lados

8- Com o tronco ereto, a partir do quadril, girar para esquerda e para direita

9- Rotação dos braços com movimentos amplos em ambos os sentidos

10-  Rotação dos ombros em ambos os sentidos

11- Rotação do pescoço para ambos os sentidos

 

EXERCÍCIOS DE CONTRAÇÃO E RELAXAMENTO

Quando contraímos algum músculo, alguma parte do corpo, enviamos energia para este local. Nesta secção, iremos contrair para em seguida, relaxar.

Esta série irá trazer mais disposição, mais consciência do próprio corpo e o treino de aprender a identificar e isolar bem as partes trabalhadas.

Respirar profundamente pelo nariz, segurar respiração enquanto contrai a parte mencionada por três segundos e, depois relaxar, soltando a respiração pela boca.

Na seguinte ordem:

Contrair em intensidade leve, depois média e intensa todo o corpo, observando que a postura esteja perfeitamente ereta. Fazer isto por 3x

Todas as contrações manter por 3 segundos.

1- Contrair pé esquerdo

2- Contrair pé direito

3- Contrair calcanhar esquerdo

4- Contrair calcanhar direito

5- Contrair panturrilha esquerda

6- Contrair panturrilha direita

7- Contrair coxa esquerda

8- Contrair coxa direita

9- Contrair glúteo esquerdo

10- Contrair glúteo direito

11- Contrair a parte inferior esquerda das costas

12- Contrair a parte inferior direita das costas

13- Contrair a omoplata esquerda

14- Contrair a omoplata direita

15- Contrair ombro esquerdo

16- Contrair ombro direito

17- Contrair estomago

18- Contrair músculo peitoral esquerdo

19- Contrair músculo peitoral direito

20- Contrair antebraço esquerdo

21- Contrair antebraço direito

22- Contrair braço esquerdo

23-  Contrair braço direito

24- Contrair pescoço lado esquerdo

25- Contrair parte da frente do pescoço

26- Contrair pescoço lado direito

27- Com os nós dos dedos, bater suavemente por todo o couro cabeludo por 20 – 30 segundos

28- Com as pontas dos dedos, massagear todo o topo da cabeça por 20 – 30 segundos

29- Energizar os dedos. Com movimento de abrir e fechar as mãos. Cada posição por 5 segundos. Iniciar com os braços estendidos ao longo do corpo, depois estender os braços para frente na altura dos ombros e, por fim, estender os braços a cima da cabeça, sempre com este movimento de abrir e fechar as mãos.

30-  Marchar no lugar por 20 – 30 segundos (erguendo as pernas até a altura dos quadris e os braços até a altura dos ombros)

31- Correr parado no lugar por 20 – 30 segundos

32- Contrair intensamente todo o corpo até que este começar a tremer e sentir uma leve onda de calor. Mantenha a coluna ereta! Faça este exercício também toda vez que necessitar uma dose relâmpago de ânimo. Isto pode ser realizado em qualquer momento.

33- Repirar profundamente pelo nariz e solte pela boca e relaxe

34- Depois desta série, tome um bom copo de água. Água,  não café coca-cola ou afins.

Feito!

Estes exercícios são bem simples e rápido de serem feitos, mas trazem muitas benfeitorias quando se está cansado, sonolento e desconcentrado. Com um pouquinho de prática, a sequencia estará logo memorizada.

Confira por você mesmo e boa disposição!

 

EXERCÍCIOS PARA COMBATER CANSAÇO FÍSICO E MENTAL

E se você gostou de nosso site e de nossos artigos, ficaremos felizes com um comentário seu. Acrescente nosso BLOG em seus favoritos. Novos artigos postados periodicamente. Contato com S.Fair:  s.fair@livrosideiaslivres.com

EXERCÍCIOS PARA COMBATER CANSAÇO FÍSICO E MENTAL

ISTO PODERÁ LHE INTERESSAR:

-LINK INTERNO – SAÚDE COM A NATUREZA – TRATAMENTO E PREVENÇÃO CONTRA DOENÇAS 

-LINK EXTERNO –SRF USA  Para obter informaçoes sobre os ensinamentos de Paramahansa Yogananda

SRF PORTUGAL

SRF BRASIL 

Leave a Reply

Your email address will not be published.