PIZZA CASEIRA
18th May 2017
BISCOITO DE MAIZENA
BISCOITO DE MAIZENA
9th June 2017
 

DEFICIENTE FÍSICO

A Capacidade

E a energia de realizar seus sonhos.

Ser diferente é ser especial!

 

Hoje, neste espaço  quero me dedicar a um grupo de pessoas muito especial: o DEFICIENTE FÍSICO.  São as gentes com alguma espécie de limitação física que lhes confere, em certo ponto, uma desvantagem diante da grande massa “normal”, mas que, no final das contas, tem um potencial extraordinário para criar, desenvolver e transformar as coisas em seu entorno. Seres com uma capacidade de superação que só nos resta tirar o chapéu para esta força de alma.

Esta mensagem vale para todas as pessoas

 

São muitas as causas que fazem com que uma pessoa tenha alguma deficiência, como os fatores congênitos, acidentes ou doenças que se desenvolvem ao longo da vida.

Eu acredito que as pessoas que nasceram com uma deficiência, ou a adquiriram muito cedo na vida, ainda estão em maior vantagem daquelas que irão ou já adquiriram alguma deficiência física em vida adulta, quer seja uma amputação, cegueira, pólio, ou ainda, sejam cadeirantes por um problema ou outro.

Quando se nasce com um “defeito de fabricação”, por não conhecer outra situação, a pessoa está acostumada e acondicionada aquele status quo específico. Ele se encontra adaptada àquela situação especial e, desta forma, também se moverá em um estado e estilo especial. E se o espírito é forte, acabará fazendo de seu caso o melhor possível e, normalmente, sem grandes dificuldades, digamos assim, entretanto, para os olhos de uma pessoa normal e sem problemas, parece uma supertarefa que realiza, diante das óbvias e visíveis limitações.

Mas limitações não significam não ser algo possível, mas sim vir a ser realizado de outra maneira, fazendo daquele ser um agente especial. Se algo não for possível, se busca por uma nova alternativa. Ser diferente é sensacional.

Em minha cidade onde moro, existe uma senhora com forte incapacidade física e é impressionante de como está engajada na prefeitura e na educação. É bonito ver aquela pequena senhorinha com sua cadeira elétrica tão ativa de um lado para o outro.

 

deficiente físico

No Brasil, conheci um senhor que era de profissão carpinteiro. Certa vez fazendo uma restauração numa igreja, um pesado mastro de madeira caiu sobre ele condenando-o a cadeira de rodas. Hoje ele cria e constrói móveis, objetos decorativos e brinquedos de madeira. Aproveita o que a natureza lhe oferece sem necessitar cortar árvores. É um trabalho de dedicação bonito e que produz um resultado final, igualmente interessante e especial.

 

 

 

 

 

deficiente físico

O ministro alemão Wolfgang Schäuble era saudável até o dia fatídico (ano de 1990) em que sofreu um atentado em pleno salão numa palestra, diante uma plateia de 300 pessoas. Os três  tiros de calibre 38, a uma distancia de 50cn o paralisou condenando-o para sempre à cadeira de rodas. Ele é atualmente o ministro das finanças da Alemanha e mão direita da chanceler Angela Merkel, e tem uma autoridade ímpar na Europa.

 

Antes – Wolfgang Schäuble no meio, antes do atentado contra a sua pessoa.

 

Depois – Há 27 anos na cadeira de rodas

 

Vivemos numa sociedade onde sentimos a necessidade de rotular tudo. Claro, também as pessoas e seus comportamentos não escapam dos carimbos: isto é bom aquilo é ruim, isto pode aquilo não pode, isto é bonito aquilo é feio e, assim por diante. Num mundo tão multifacetado e colorido em que vivemos a tolerância ainda é um bem que precisa ser aprendida como tarefa maior, neste imenso jardim de infância.

Entender que as pessoas são diferentes é mesmo algo especial. A cabeça pequena e arrogante não pode captar este tesouro. As pessoas “normais” se sentem incomodados e pouco à vontade quando são confrontadas com aquilo que é diferente.

Eu mesma sou deficiente visual congênita devido à toxoplasmose. De uma vista sou cega e da “saudável” possuo 20% de visão aproveitável. A vista direita saudável é cheia de manchas de cor ocre, cinzas e negras, mas porque nasci com este problema, eu simplesmente aprendi a  ignorar estas maculas que “sujam” a minha visão e enxergo por entre elas sem dar-lhes importância.

Muito bem, o que significa ter somente 20% de visão?

Na escola usei um monóculo. Quando quebrava alguma parte era um problema.

Significa que não posso conduzir um carro, para o meu total desespero e frustração. Não sou aprovada nem no exame médico de visão.

No computador tenho alguns ajustes.

Sempre mantive uma vida ativa e, a meu ver e entender,  de pouquíssimas restrições, basta ver o meu currículo em “Sobre Mim”. Pratiquei 10 anos de artes marciais, dança do ventre, atualmente pratico patinagem, cozinho bem, sou artista plástica, tenho sensibilidade para cores e decoração. Eu me acho ótima! Ah! Escrevo também sem problemas para o meu adorado projeto BLOG DE S.FAIR e, além disto, possuo quatro livros escritos, dos quais o primeiro romance está publicado em português e alemão (ver em “meus livros”) .

Só me falta um editor que invista em meu trabalho, aí seria a perfeição total, mas quem sabe, não é mesmo?

Naturalmente, também sofri umas frustrações (e quem não as tem!) devido à deficiência visual. Meu sonho era voar com paraglider, mas para isto, necessitava da famigerada carteira de motorista e, fui boicotada desde os médicos até aos camaradas de voo que até então eram superbacanas e depois virou outra história. E eu sabia que eu podia fazer isto e, sem problemas. As outras pessoas decidiram que eu “não poderia fazer aquilo e ponto final”. Já estava participando das primeiras aulas práticas e teóricas. Mas este sonho não pode ser realizado por não depender somente de mim. Isto foi em 2005…

 

deficiente físico

Hoje comprei um scooter elétrico, que me facilitou a vida e está me trazendo uma imensa realização pessoal. De certa maneira, de uma forma diferente, pude realizar meu sonho de dirigir. Não é um carro esporte de cor pink metálico que sonhava, mas uma scooter que é uma satisfação imensa. E eu me sinto tão especial poder passear com o meu carrinho personalizado… Ele chama a atenção, as pessoas acham o meu Flitzer* lindo, e eu também! Um orgulho para alguém  que não pode dirigir um carro.

Existiu e sempre existirão bons exemplos de gente que, apesar de carregarem uma deficiência, fazem de sua vida um sucesso. Confira o link http://hypescience.com/26744-10-pessoas-com-deficiencia-que-possuem-habilidades-incriveis/

E a pessoa que eu absolutamente mais admiro é o famoso e conhecido físico inglês Dr. Stephen Hawking, que tem um currículo surpreendente, bem como a sua autoridade em seu ramo é mundialmente indiscutível. A sua deficiência é compensada com uma inteligência que beira a genialidade e tem, a seu favor, a tecnologia que o auxilia na locomoção e na comunicação.

 

Eu não quero discutir aqui preconceitos, a falta de respeito ou a falta de credibilidade que deficientes físicos têm de suportar, mas apreciar e estimular o espírito guerreiro que esta gente possui de ousar, de trabalhar por seus projetos e realizar seus sonhos. É óbvio que eles têm uma tarefa extra de mostrar ao meio em que vivem, o quanto são aptos competentes e que acreditamos em si e em seus sonhos valiosos.

E é incrível, apesar de minha deficiência visual, nunca me considerei uma deficiente ou que estivesse realmente em desvantagem. As dificuldades são contornadas de uma maneira ou outra e sempre encontro uma solução, mesmo quando as coisas me dão um pouco mais trabalho que para outra pessoa com notáveis olhos de águia…

Quando a cabeça de um indivíduo é fraca, aí não importa se ele é saudável ou deficiente físico, acabará sendo um fracassado que nada realiza, culpando os outros pelas suas derrotas constantes, mas isto é tão somente devido a seu espírito débil.

Mas tudo pode ser transformado para melhor com atitude positivas e mudança de pensamento. E daí tudo pode acontecer.

E quem costuma desprezar o diferente por julgar que estas pessoas não são dignas, também está pessoa arrogante, de mente pequena e visão míope é portadora de espírito débil.

-E isto!

S.Fair

 

*Flitzer – pequeno carro esporte muito veloz. Por o meu scooter não ser nem carro esporte nem muito menos superveloz, eu o batizei de Fltzer!

 

DEFICIENTE FÍSICO

ISTO PODERÁ LHE INTERESSAR:

-LINK INTERNO – SUCESSO NA VIDA 

-LINK EXTERNO – SUPERAÇÃO FÍSICA

 

E se você gostou de nosso site e de nossos artigos, ficaremos felizes com um comentário seu ou com um clique no like. Acrescente nosso BLOG em seus favoritos. Novos artigos postados periodicamente. Contato com S.Fair:  s.fair@livrosideiaslivres.com

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *