UNENTSCHLOSSENHEIT . WIE TRIFFT MAN EINE ENTSCHEIDUNG.
UNENTSCHLOSSENHEIT . WIE TRIFFT MAN EINE ENTSCHEIDUNG.
8th March 2018
ÓLEOS SAUDÁVEIS PARA COZINHAR.
ÓLEOS SAUDÁVEIS PARA COZINHAR.
10th April 2018
 

4 DICAS PARA APRENDER DIZER “NÃO”.

 

Quantas vezes passamos por esta situação constrangedora. Quanta gente sofre por não saber impor limites por não saber dizer não. Este é um tema que faz muitas almas sensíveis sofrerem. Para ajudar aos que passam por este problema, vamos fornecer aqui 4 DICAS PARA APRENDER DIZER “NÃO”.

 

POR QUE TEMOS DIFICULDADES EM DIZER “NÃO”?

Tememos o possível conflito imediato que poderia ou poderá surgir em decorrência ao nosso desejo em rejeitar uma ideia, proposta, um pedido por um favor, cumprir uma obrigação extra, seja lá o que for. Medo da consequência ou reação de uma negativa de nossa parte.

Já simplesmente o fato de pensar em ter que fornecer uma explicação a alguém do porque de um não, nos faz passar mal e sofrer com crises de ansiedade, às vezes até por antecipação.  Já sabemos ou imaginamos com antecedência o conflito que isto irá desencadear. E parece-nos mais fácil aceitar ou fazer aquilo que, na realidade, detestamos e não gostaríamos de fazer ou aceitar.

Outra razão são aquelas pessoas de caráter inseguro e com baixa autoestima. Falta lhe a segurança interior em dizer “não”,  por recear ferir ou desapontar alguém, medo de rejeição, por temer uma crítica, por achar que tem obrigação em fazer as coisas para os outros, querer sempre agradar os outros esquecendo-se de si mesmo etc. e etc.

E assim vamos seguindo e engolindo a nossa vontade negligenciada e nós vamos sentindo-nos sobrecarregados e infelizes em decorrência da frustração.

Muitas pessoas acham plenamente normal que nós estejamos sempre à sua disposição para tudo sem parar para pensar em como nós nos sentimos ou que, talvez, já tenhamos outros planos os quais gostaríamos de realizar.

Desta feita, é importante saber impor limites, para que as nossas energias e expectativas que são caras a nós, não sejam aspiradas por pessoas egoístas ou inescrupulosas que somente visam ter os seus interesses imediatos resolvidos o mais rápido possível. E sem se importar se nós estamos em condições ou não.

 

COMO PROCEDER E SABER DIZER NÃO SEM CAUSAR CONFLITO?

Podemos resolver este problema ou, pelo menos, minimizarmos a situação com nossas  4 DICAS PARA APRENDER DIZER “NÃO”.

 

1-DIGA ALGO POSITIVO. DÊ UM ELOGIO.

Depois de ouvir atentamente o que a outra pessoa espera de você, diga a ela algo positivo e construtivo sobre o que ela acaba de dizer. Coisas do tipo:

  • Eu acho a sua ideia muito boa de irmos à praia amanhã…
  • Sei o que me pede para fazer é muito importante
  • Eu realmente gosto muito de você…

 

2-DEIXE CLARO, EM POUCAS PALAVRAS, A SUA NEGATIVA.

Explique com gentileza que você não poderá aceitar ou fazer o que a outra pessoa espera de você. Fale de tal maneira para que ela perceba que você está tendo muita consideração em lhe comunicar o fato.

  • Mas, infelizmente, eu não poderei lhe acompanhar…
  • Entretanto, sinto muito, mas eu não conseguirei fazer este trabalho hoje depois do expediente…
  • Porém, eu creio que esta sua ideia de eu lhe acompanhar não é a melhor solução para o seu problema no momento…

 

3-EXPLIQUE A RAZÃO DO PORQUE NÃO PODERÁ FAZER OU ACEITAR ISTO OU AQUILO.

Mostre a outra pessoa que esperava um SIM de você como resposta, a razão de sua negativa.

  • … Porque eu já tenho para manhã um compromisso que, lamentavelmente não poderei adiar.
  • … Porque tenho algo importante para ser feito hoje à noite que preciso resolver de maneira urgente. Eu realmente sinto muito. São problemas de ordem familiar.
  • … E além do porque, eu não posso lhe acompanhar como de costume, por necessitar desta vez, um tempo para estar comigo mesma. Necessito um final de semana tranquilo para repensar algumas coisas pessoais. Preciso estar sozinha.

 

4-FORNEÇA A PESSOA UMA SOLUÇÃO.

Apresente uma nova ideia, uma saída. Forneça a pessoa uma perspectiva interessante o que evitará o tão temido conflito imediato. Seja positivo e amigável.

  • Semana que vem, estarei com mais tempo, e então poderemos ir à praia juntas. Que tal?
  • Amanhã, assim que eu chegar ao escritório, a primeira coisa que irei fazer será me empenhar para resolver este trabalho da melhor maneira possível. Poderá contar comigo!
  • Tenho certeza absoluta que não faltará uma ótima oportunidade de fazermos uma outra viagem juntas. Combinado?

 

Este modelo é simples e efetivo. E será sempre uma dica importante para ser usada ao longo da vida para que você não tenha mais problemas em dizer “não”.

Seja determinado, tenha autoconfiança e saiba deixar claro, de maneira educada, o que deseja comunicar.

 

4 DICAS PARA APRENDER DIZER "NÃO".

E se você gostou de nosso site e de nossos artigos, ficaremos felizes com um comentário seu. Acrescente nosso BLOG em seus favoritos. Novos artigos postados periodicamente. Contato com S.Fair:  s.fair@livrosideiaslivres.com

4 DICAS PARA APRENDER DIZER “NÃO”.

ISTO PODERÁ LHE INTERESSAR:

-LINK INTERNO –EXERCÍCIOS PARA COMBATER O CANSAÇO FÍSICO E MENTAL 

-LINK EXTERNO – 3 FORMAS DE IMPOR RESPEITO EM OUTRAS PESSOAS 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of